O PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA compreende uma área de 8.416,00 hectares e possui um perímetro de 49.929,4 metros. É atualmente administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) O Parque Nacional de Jericoacoara tem por objetivo proteger e preservar amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais, possibilitando a realização de pesquisa científica e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
A Área de Proteção Ambiental de Jericoacoara, através da lei Nº 11.486 publicada no dia 15 de Junho de 2007, deixa extinta a Área de Proteção Ambiental de Jericoacoara APA
O Parque Nacional de Jericoacoara foi criado em fevereiro de 2002 a partir da recategorização parcial da Área de Proteção Ambiental de Jericoacoara, estabelecida pelo Decreto nº90379 de 29 de Outubro de 1984, nos municípios de Jijoca de Jericoacoara e Cruz, no estado do Ceará.
O clima da região é caracterizado como quente e úmido, com temperaturas médias oscilando entre 22° C e 35 °C e com o período de seca variando de 5 a 6 meses.
Em uma visão geral do Parque se tem a sensação de um ecossistema extremamente vulnerável e composto por diversos paisagens como Serrote, Restinga, Dunas, Lagoas, Tabuleiro, Manguezal, Gramados Halofíticos e praias, além de 38 famílias de aves no local, sendo que várias espécies são raras ou estão ameaçadas de extinção.
Normas do Parque
O Parque possui normas específicas que visam à conservação de seu patrimônio natural e da biodiversidade associada. Assim, dentro dos limites do parque nacional é proibido:
– Trânsito de veículos automotores sobre dunas fixas ou móveis;
– Deixar lixo nos locais visitados;
– Coletar, perseguir ou apanhar espécimes da fauna silvestre;
– Fazer fogueiras no interior do parque.