Totvs e VTEX rompem acordo

A Totvs e a VTEX decidiram dissolver VT Comércio Digital S.A, uma joint venture das duas empresas focada em comércio eletrônico anunciada em 2019.

A decisão foi comunicada em um fato relevante da Totvs. De acordo com a nota, a decisão se deu em comum acordo, tendo em vista “questões estratégicas relacionadas ao perfil ideal de cliente” e de “posicionamento de mercado”.

A joint venture entre as empresas previa uma oferta conjunta de soluções de gestão da Totvs com a plataforma de comércio eletrônico da VTEX.

Como parte do negócio, a Totvs vendeu para a VTEX os 70% que tinha na Ciashop por R$ 21 milhões, o mesmo valor que tinha pago pelo negócio lá em 2013.

Dá para ver que a Totvs vem tentando diferentes abordagens na sua estratégia de comércio eletrônico nos últimos anos. Inclusive, a empresa já tem um novo amor quando o assunto é e-commerce: a Shopify.

De maneira muito elegante, a Totvs não chega a mencionar a Shopify no momento de romper relações com a ex.

Observadores desse mercado vão lembrar que a RD Station, empresa de automação de marketing da Totvs, fechou um acordo com para se tornar uma revenda da Shopify ainda em maio.

Apesar de ser uma das líderes no mercado mundial, a Shopify tem uma atuação bem discreta no Brasil.

A Shopify é uma gigante, com uma receita de US$ 5,6 bilhões em 2022, uma alta de 21% frente aos resultados do ano anterior. O volume total de vendas na plataforma subiu 12%, para US$ 197,2 bilhões.

No Brasil, a Shopify abriu as portas em 2018, em uma fase de expansão internacional da empresa. Segundo fontes ouvidas pelo Baguete, a ideia era tirar uma temperatura do mercado.

A empresa teria ganho algum espaço entre clientes de médio porte e no nicho do chamado dropshipping, como são conhecidos os e-commerces que apenas intermediam as compras de produtos da China.

Apesar disso, a expansão da empresa teria sido dificultada pela necessidade de adaptações no produto, e o Brasil teria saído do foco.

É um perfil diferente da VTEX, que tem uma presença consolidada no Brasil, e está acostumada a atender clientes de grande porte como Boticário, Whirlpool, Nestlé e Motorola.

Os diferentes públicos alvo da VTEX e da Shopify talvez seja o que a Totvs chama na nota de “questões estratégicas relacionadas ao perfil ideal de cliente”.

Outra verdade é que muita água passou debaixo da ponte desde o acordo da Totvs com a VTEX em 2019. A Totvs é hoje uma empresa bem diferente, o que talvez explique o tal “posicionamento de mercado” divergente.

A principal diferença é justamente a RD Station, pela qual a Totvs pagou R$ 1,86 bilhão em 2021, de longe a maior compra já feita pela empresa.

A compra da Totvs criou uma nova vertical de negócios focada em marketing digital dentro da empresa, que até então ainda estava ancorada no nicho de ERP.

Desde então, a RD vem fazendo novas aquisições, montando um portfólio no qual a plataforma de e-commerce da Shopify é mais uma peça. O concorrente óbvio nesse sentido é a Locaweb.

A parceria com a VTEX não era mencionada em manifestações públicas relativas à estratégia para marketing digital de representantes da Totvs (e, para ser sincero, nem lembrada nas análises de mercado, incluindo as do Baguete).

 

Leia mais em: https://www.baguete.com.br/noticias/31/08/2023/totvs-e-vtex-rompem-acordo

 

#grupostreetmarketing

#streetmarketing

#nelsonlanacastellobranco

#suziesenne

#agenciademarketingdigital

#agenciademarketingdigitalsp

#geracaodedemanda

#geracaodeleads

#prospeccaob2b

#prospeccaodeclientes

#vendab2b

#vendasb2b

#agenciademarketingdigitaldebaixocustoepreçosp

#agenciademarketingdigitaldebaixocustoepreçosaopaulo

#agenciademarketingdigitaldebaixocustoepreçoriodejaneiro

#agenciademarketingdigitaldebaixocustoepreçoribeiraopreto

#agenciademarketingdigitaldebaixocustoepreçofortaleza

#agenciademarketingdigitaldebaixocustoepreçojericoacoara

#agenciademarketingdigitaldebaixocustoepreçopraiadoprea

#agenciadigitalsp

#agenciadigitalsaopaulo

#agenciadigitalriodejaneiro

#agenciadigitalribeiraopreto

#agenciadigitalfortaleza

#agenciadigitaljericoacoara

#agenciadigitalpraiadoprea

#agenciademarketingdigitalbaixocustosp

#agenciademarketingdigitalbaixocustosaopaulo

#agenciademarketingdigitalbaixocustoriodejaneiro

#agenciademarketingdigitalbaixocustoribeiraopreto

#agenciademarketingdigitalbaixocustofortaleza

#agenciademarketingdigitalbaixocustojericoacoara

#agenciademarketingdigitalbaixocustopraiadoprea

#agenciademarketingcustobaixofortaleza

#agenciademarketingcustobaixojericoacoara

#agenciademarketingcustobaixopraiadoprea

#agenciademarketingcustobaixosaopaulo

#agenciademarketingcustobaixosp

#agenciademarketingcustobaixoriodejaneiro

#agenciademarketingcustobaixoribeiraopreto

#agenciademarketingbaixocustofortaleza

#agenciademarketingbaixocustojericoacoara

#agenciademarketingbaixocustopraiadoprea

#agenciademarketingbaixocustosaopaulo

#agenciademarketingbaixocustosp

#agenciademarketingbaixocustoriodejaneiro

#agenciademarketingbaixocustoribeiraopreto

#agenciademarketingdigitaldebaixocustoeprecosprjribeiraopretofortalezapraiadopreajericoacoara

Deixe um comentário